Seguidores

terça-feira, 19 de março de 2013

18/03/2013 17h37 - Atualizado em 18/03/2013 20h58

'Estado neurológico é o que preocupa', diz filho de Dominguinhos

Mauro Moraes recebeu medalha do Governo de PE no lugar do pai.
Cantor permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.



Do G1 PE

3 comentários

Mauro Moraes, filho de Dominguinhos, recebe medalha em nome do pai, em solenidade no Recife (Foto: Lorena Aquino / G1)Governador Eduardo Campos entregou medalha ao
filho do artista. (Foto: Lorena Aquino / G1)
O filho do músico José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, de 72 anos, disse nesta segunda-feira (18) que o estado de saúde do pai está estabilizado, mas “o que preocupa é o estado neurológico dele”. Mauro José de Moraes recebeu a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes no lugar do cantor, na sede do Governo de Pernambuco, na capital. A comenda, entregue pelo governador Eduardo Campos, é um reconhecimento a personalidades locais.

“Em nenhum momento eu falei que ele estava mal. A gente está orando muito para ele sair dessa. A única coisa que preocupa mesmo é o estado neurológico dele", disse Mauro José durante a solenidade. Sobre o suposto coma irreversível, ele afirmou que o estado foi repassado por um dos médicos.
“Ele (o médico) me falou que o estado de saúde dele inspirava cuidado e que ele estava em coma. Mas tem aquele negócio: eu não acredito em médico, só quem tem esse poder é Deus. Então eu sempre acordo de manhã, estou acompanhando ele há três meses, pedindo a Deus que eu chegue lá no hospital e ele tenha acordado. Só quem tem esse poder é Ele”, comentou o filho do músico.
Para Mauro José, a medalha mostra que o pai é um dos grandes artistas não só de Pernambuco, mas de todo o Brasil. “"Ele tem uma importância muito grande na música. A gente não queria que fosse neste momento, queria que ele estivesse aqui, mas fazer o quê? Orar bastante. A corrente é grande, e agora o Brasil inteiro está sabendo do estado dele, então acho que a corrente vai ser maior ainda".
Dominguinhos está internado desde o início do ano no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulox, para tratar uma infecção respiratória e arritmia cardíaca. O músico tem diabetes e luta contra um câncer de pulmão. Ele foi internado em 17 de dezembro no Hospital Santa Joana, no Recifex, e acabou transferido para a unidade de saúde paulistana no dia 13 de janeiro.
História
Dominguinhos é natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambucox. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
Instrumentista, cantor e compositor, em 2002 ganhou o Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho". Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia, Djavan, entre outros. Atualmente, Dominguinhos é considerado o sanfoneiro mais importante do país.
Medalha
Para o governador Eduardo Campos, a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes homenageia "pernambucanos que contribuíram, durante a caminhada profissional, seja nas artes ou em outros campos de atividade, para que pudéssemos dar passos importantes. Essas pessoas devem servir de exemplos, marcos na nossa estrada, fonte de inspiração para novas geracões que têm diante de si novos desafios".
Além do músico Dominguinhos, a comenda foi entregue ao escritor Ariano Suassuna; ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; ao artista plástico Abelardo da Hora; ao maestro Ademir Araújo, ao cantor Claudionor Germano e à atriz Geninha da Rosa Borges.
FONTE: G1 Pernambuco - GLOBO NORDESTE -  www.pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário