Seguidores
terça-feira, 16 de julho de 2013
Manifestações
.
16/07/2013 18h20 - Atualizado em 16/07/2013 18h52
Milhares acompanham procissão de Nossa Senhora do Carmo, no Recife
Fiéis seguem cortejo de 7,5 quilômetros até Olinda nesta terça-feira (16).
Peregrinação começou por volta das 17h, após missa campal na capita
Do G1 PE
Fiéis carregam nova berlinda construída para abrigar a imagem da santa (Foto: Luna Markman / G1)Fiéis carregam nova berlinda construída para abrigar a imagem da santa (Foto: Luna Markman / G1)
Fogos de artifício anunciaram o início da procissão de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, no fim da tarde desta terça-feira (16). Uma nova berlinda com mais de duzentas flores amarelas e brancas, carregando a imagem da santa, saiu da Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro da capital, em direção à Igreja do Carmo, em Olinda, num percurso inédito de 7,5 quilômetros. A expectativa da organização do evento é que 150.000 fiéis encarem o desafio espiritual.
Leda e Severina saíram vestidas com as cores da santa, amarelo e branco (Foto: Luna Markman / G1)Leda e Severina saíram vestidas com as cores da santa,
amarelo e branco (Foto: Luna Markman / G1)
A peregrinação começou por volta das 17h, após missa campal celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido. A caminhada está sendo animada por quatro trios elétricos, com bandas tocando louvores, além da frevioca. Em um dos veículos, frei Décio fez o sermão de abertura. A chuva deu uma trégua, e os braços dos devotos ficam livres para segurar flores e bandeirinhas em homenagem à santa.
As amigas Leda Alves, 60 anos, e Severina Silva, 65, arrumaram outro jeito de celebrar Nossa Senhora do Carmo: fizeram uma roupa nova nas cores amarelo e branco. As duas afirmaram que irão até o final da procissão. "A gente não fez nenhuma preparação especial, só contamos com a nossa fé", disse Severina.
O mesmo argumento foi usado por um grupo de jovens de Olinda. Animados, querem retornar à cidade cumprindo todo o percurso à pé. O estudante Pedro Barros, inclusive, vai andar carregando uma imagem grande de Nossa Senhora do Carmo, comprada recentemente. "Vou dar de presente para a minha mãe. Não importa quão longe vão seguir nem a idade, a fé que move a gente", garantiu o adolescente de 13 anos.
Antônio pedalou da Zona Oeste até o Centro da capital para participar da festa do Carmo (Foto: Luna Markman / G1)Antônio pedalou da Zona Oeste até o Centro da capital para
participar da festa do Carmo (Foto: Luna Markman / G1)
Já o aposentado Antônio Freitas, 60 anos, escolheu vencer os quilômetros de bicicleta. De manhã, ele já tinha pedalado da casa dele, na Várzea, Zona Oeste do Recife, até a Basílica do Carmo, para assistir à missa das 6h. "A bicicleta é novinha e, por coincidência, é amarela [cor da santa]. Trouxe ela para ser benzida, pois ando muito com ela e quero pedir proteção", afirmou.
Até o ano passado, a procissão dava apenas uma volta no quarteirão em torno da Basílica do Carmo, gastando cerca de 2 km. A mudança no trajeto do cortejo deste ano celebra a reabertura da Igreja do Carmo de Olinda, a mais antiga da América Latina, construída no século 16, que estava há mais de 20 anos fechada para reforma e mais de cem sem realizar missas. Lembrando que em 1980, quando Dom Hélder Câmara ainda era arcebispo, esse mesmo caminho foi traçado na Festa do Carmo. Chegando lá, os católicos vão participar da bênção do Santíssimo Sacramento.
saiba maisMissa campal da padroeira do Recife faz apelo por vítimas da seca
Ruas do Recife serão bloqueadas pra procissão da padroeira
No Recife, nove missas para N. S. do Carmo marcam véspera de feriado
Confira o que abre e o que fecha no feriado da padroeira do Recife
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife informou que 40 agentes vão monitorar o tráfego. Bloqueios serão montados à medida que os fiéis vão percorrendo as vias. "No limite dos municípios, a Prefeitura de Olinda deve assumir o monitoramento da procissão. Até lá, temos agentes suficientes para interditar todo o percurso. O trânsito vai sendo parado de acordo com o andamento para dar segurança aos fiéis", afirmou o gerente-geral interino de Trânsito do Recife, Jorge Lima.
Motoristas devem evitar o trajeto entre 17h e 19h; quem precisar ir de Olinda até Boa Viagem deve seguir pela Avenida Agamenon Magalhães. No Centro, a orientação é utilizar as paralelas da Avenida Cruz Cabugá.
F O N T E: G1 PERNAMBUCO - GLOBO NORDESTE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário