Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

O LEGADO


O artista é um ser em mutação.


Sempre procurando o seu autoaprimoramento através dos trabalhos que realiza.


Busca dentro de si as nuances e interfaces para dar vida aos seus personagens. Às vezes a personagem assumida nem sempre cai nas graças da crítica ou mesmo do público em geral. Existem personagens que se imortalizam sejam pela mensagem passada ou pela intensidade imposta e vivida pelo seu intérprete. Uma personagem vem com uma grande responsabilidade, uma vez criada. Mesmo em se tratando de pura ficção. Ela desencadeia uma simpatia imediata junto ao público ou uma antipatia sem precedentes. Por isso admiro o artista. Seja ele pintor, músico, ator, escritor ou comunicador.


No setor da comunicação existiu um personagem sem par chamado Pedro de Lara.


Pedro de Lara vindo de família pobre do interior de Pernambuco, de uma cidadezinha do Agreste chamada Bom Conselho. Pedro nunca negou as suas origens e no seu trabalho na televisão, rádio sempre que podia falava com carinho da sua cidade natal. E isso despertava nas pessoas a curiosidade de saber se esta cidade realmente existia, pois o personagem assumido era brincalhão e gozador. Assim o Sr.Pedro de Lara conseguiu colocar a cidade de Bom Conselho no contexto das cidades em que nasceu uma celebridade. O Pedro de Lara foi em vida,o que se diz hoje,um homem multimídia. Usava, e bem, todos os veículos de comunicação para projetar o seu trabalho. Era jurado de TV, tinha programa nos rádios, escrevia para jornais e revistas, enfim era um comunicador nato.


Sempre que a oportunidade lhe era dada La vinha ele dizendo um bordão que lhe ficou característico: “Eu sou de Bom Conselho papacaça, cabra macho”. E era muito engraçado e ao mesmo tempo projetava a sua cidade na mídia. Ele sempre divulgou o nome da sua cidade, pode-se dizer que poucos fizeram tanto, estando ausente. E Bom Conselho tornou-se conhecida nacionalmente por este comunicador. Acredito que se vivo estivesse ainda estaria divulgando o seu torrão natal.


E em que o seu torrão natal contribuiu para o seu filho ilustre?


Alguma rua com o seu nome?


Alguma praça com a sua estátua?


Algum teatro que leve o seu nome?


Algum museu com o seu acervo?


Nada. Nada, Nada.


É como se o poder público achasse que este tipo de manifestação cultural não fosse suficiente para uma projeção fora dos seus domínios territoriais.


Como se a cultura local só comportasse o planejamento e execução de festas passageiras como o carnaval, o São João e outras mais.


Estes são eventos bons, mas que passam e não trazem um legado permanente para a cidade e sua comunidade.


Já está mais que na hora da cidade de Bom conselho prestar uma homenagem justa e permanente a este filho exilado. Veja exemplos de cidade como Bom Jardim - RJ, onde a sua filha mais ilustre: Zezé Macedo ganhou um teatro com o seu nome e recentemente o prefeito doou um casarão todo equipado para ser o museu, onde todo o acervo da artista, que foi doado pela família, estará exposto, atraindo assim um maior fluxo de turista, permanentemente. Outra cidade é Madalena-RJ, onde está instalado o museu Dercy Gonçalves, a praça com o seu busto e o carinho dos moradores à sua filha.


Pedro de Lara também foi um filho ilustre. Vide que seu corpo foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. E isso só acontece com as personalidades que se destacaram no cenário nacional.


Então senhores políticos, senhores administradores, comunidade de papacaça, está mais que na hora de abrirem os olhos a outras realidades que não os festejos passageiros.


Tornem a cidade de Bom Conselho, não a cidade das ruas esburacadas, não a cidade do trânsito desorganizado, não a cidade onde há falta de água, não a cidade das filas imensas para o recebimento da bolsa família e aposentadorias. Aprendam a colocar Bom conselho no rol das cidades que sabem prestigiar os seus filhos ilustres. Dêem ao Pedro de Lara o reconhecimento que tão bem ele soube dar em vida a esta terra.


Transformem Bom Conselho em atrativo turístico, abrindo um museu onde o acervo do Pedro de Lara possa ser admirado e visitado. Isso é uma atração permanente.


Outra sugestão:


Por que no próximo encontro dos bomconselhenses não se cria uma tema para homenagear o seu filho ilustre?
Seria mais ou menos assim:


Encontro dos bomconselhenses- Uma figura a lembrar: Pedro de Lara.
Vamos pensar nisso?


RJ03.03.2012    Autor:  GILDO  PÓVOAS  do  Rio de Janeiro

Fonte: Extraído da COLUNA  de GILDO PÓVOAS  na Academia Virtual Pedro de Lara  do  SBC(Site de Bom Conselho): www.bomconselhopapacaca.com.br  de  SAULO BEZERRA.

EM TEMPO:  Após ler todo esplendoroso  O     L E G A D O    faço aqui uma ressalva lembrando ao amigo GILDO  que Bom Conselho não tem nada de PEDRO DE LARA. Tem sim, seu irmão JOSÉ PÓVOAS  comprou 4 lotes de terreno em um empreendimento Classe A de nome  ARABARI, se não estou enganado, onde o busto de PEDRO DE LARA está lá dando grande status ao empreendimento, com previsões de se tornar área nobre na Cidade.
Nossa grande amiga ANA LUNA conseguiu um espaço no Clube de futebol soçaite, que já tem a foto bem grande de PEDRO DE LARA. Imagino que seja para ter acervos do mesmo.
Esse apelo  e sugestões, são válidos e quem sabe vai despertar nossos conterrâneos(a) que tem poder de atender seu pedido e ainda olhar com bons olhos e revitalizar o CENTRO DE CONVENÇÕES PROF. VALDEMAR GOMES DE SANTANA (nunca CUSCUZ) e a BANDA DE MÚSICA VILLAS BOAS.
Abraços, Pedro Ramos



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário