Seguidores

sábado, 19 de janeiro de 2013

RECIFE E OLINDA REVIVENDO OS VELHOS CARNAVAIS COM O CORSO DE VOLTA.


18/01/2013 14h59- Atualizado em 18/01/2013 14h59

Desfile de carros antigos fantasiados anima ruas do Recife

Corso começa a partir das 19h, desta sexta (18), no Clube Internacional.
Foliões vão passear em mais de 150 veículos, ao som da frevioca.

Do G1 PE
Comente agora
Corso  (Foto: Reprodução / TV Globo)Corso (Foto: Reprodução / TV Globo)
Uma das mais antigas brincadeiras do Carnaval do Recife será revivida na noite desta sexta-feira (18). Será um desfile ao som de muito frevo e com pessoas fantasiadas - a diferença é que os participantes não dançam no chão. No corso, os foliões passeiam em carros antigos e decorados. A concentração começa a partir das 19h, no Clube Internacional do Recife, na Madalena.
A brincadeira se tornou muito popular nas primeiras décadas do século 20. Pessoas fantasiadas desfilavam nos carros, que seguiam em fila pelas ruas do centro do Recife. O som do frevo e das marchinhas transformava a festa em um baile itinerante, cheio de muita paquera, no qual todos se divertiam jogando confete e serpentina.
Ao longo dos anos, a tradição de modificou, mas permaneceu forte até o começo da década de 1970. O compositor Capiba gostava de participar do corso. Ele desfilava sempre cumprimentando a multidão, atraída pela festa do Carnaval motorizado.
Depois passar um tempo esquecido, o corso voltou a levar os carros antigos às ruas da capital pernambucana no fim dos anos 1980. Uma prévia que leva quem participa ou assiste a fazer uma viagem no tempo. “Em 1989, pensamos em retomar o desfile de carros antigos com máscaras para divulgar o Bal Masqué. Começamos com uns dez veículos e, hoje, tem mais de 150. Vem gente de todo Pernambuco, além de outros estados, como Paraíba e Alagoas”, explicou o organizador do corso, José Lima.
Após a concentração, o corso deve seguir a partir das 22h pelo bairro do Derby, Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Princesa Isabel, Praça da República, avenidas Rio Branco e Alfredo Lisboa e Rua do Bom Jesus. O carro abre-alas é o Ford vermelho, de 1931, do José Lima. O desfile vai ser animado pela Frevioca, uma espécie de trio elétrico com orquestra de frevo e, ao fim do trajeto, ocorre um encontro de blocos líricos.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco
FONTE: G1 Pernambuco - CARNAVAL no site: www.pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário