Seguidores

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CHEGOU NO BRASIL HOJE, A BLOGUEIRA CUBANA YOANI SANCHÉZ E DEU ENTREVISTA NO AEROPORTO DE RECIFE, DE ONDE SEGUIU PARA A BAHIA.

18/02/2013 15h04- Atualizado em 18/02/2013 15h19

'Fronteiras se abriram para mim', diz blogueira cubana ao chegar ao Brasil

Yoni Sanchéz desembarcou nesta segunda no país.
Ela é considerada uma principais vozes de oposição ao regime cubano.

Do G1 PE
140 comentários

“Durante seis longos anos tentei quase 20 vezes sair do meu país, de modo temporário, e recebi sempre a mesma resposta, ‘a senhora não está autorizada a viajar’. Agora, finalmente as fronteiras da ilha se abriram para mim, e tenho esperanças que possam se abrir também para muitos outros colegas”. Foi assim que a blogueira cubana Yoani Sanchéz, que desembarcou no Brasil nesta segunda-feira (18), comentou sobre sua saída de Cuba. Ela veio ao Brasil assistir a um documentário na Bahia do qual participou.
Yoani é considerada uma principais vozes de oposição ao regime cubano, atualmente comandado por Raúl Castro. A blogueira só conseguiu viajar depois que o governo de Cuba extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro.
Na sua vinda ao Brasil, ele desembarcou no Recife, onde concedeu a primeira entrevista, ao G1 e à TV Globo, por volta da 1h. Em seguida, falou com jornalistas ainda no aeroporto e embarcou para Salvador, de onde viajou de carro para Feira de Santana. À noite, participará da exibição do documentário 'Conexão Cuba - Honduras', de Dado Galvão, no qual ela é uma das entrevistadas.
Sobre a situação de Cuba, Yoani afirmou que ter uma opinião diferente da do governo traz consequências nefastas para os cidadãos, com detenções arbitrárias, vigilância, repressão e até prisão. Sobre a possibilidade de o governo de Raúl Castro proibir a volta dela a Cuba, ela é enfática: “Se não me deixam voltar, eu me tornaria a primeira cubana a tomar um bote na direção contrária, de modo que é melhor que não tentem”, riu. Yoani Sanchéz disse ainda que deseja que os netos nasçam em Cuba, e ainda espera contribuir para a construção democrática no país.
Protestos
Além do carinho dos amigos e do assédio de jornalistas na chegada ao Recife, Yoani foi recebida também com um protesto, sendo acusada pelo grupo de manifestantes de "trair o movimento", receber dinheiro americano para ser revolucionária, além de ter uma conta milionária. "Viva a democracia, quero também essa democracia no meu país", respondeu a cubana.
Já em Salvador, a cubana chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, por volta das 8h50 desta segunda-feira (18). Ela também foi recebida com manifestações. Um grupo de cerca de 30 manifestantes da União da Juventude Socialista estava no aeroporto aguardando Yoani. Ela deixou o aeroporto sem passar pelo saguão de desembarque e sem falar com os jornalistas e seguiu direto de carro para Feira de Santana, com o amigo e cineasta baiano Dado Galvão, que a recepcionou no Recife. Após viagem pelo Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco.
FONTE: G1 PERNAMBUCO - Globo Nordeste - www.pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário