Seguidores

sábado, 20 de outubro de 2012

VESTIBULAR E EDUCAÇÃO. DICAS CORRETAS SOBRE O USO DA VÍRGULA

Professora de redação dá dicas sobre o uso correto da vírgula Ela diz que pontuação mal interpretada pode comprometer a redação. Frases de grafite são usadas para ensinar a usar a vírgula corretamente. Do G1 PE 1 comentárioA aula de redação do Projeto Educação desta quinta-feira (18) dá dicas sobre o uso correto da vírgula. O grafite é uma manifestação artística usada para mostrar a realidade das ruas. O grafiteiro usa espaços públicos, com autorização, para escrever ou desenhar o que pensa, o que sente. É diferente da pichação, uma ação criminosa que danifica espaços particulares ou públicos. O primeiro contato de Galo com as latinhas de spray foi aos nove anos. "Na época eu era pichador e fazia as coisas da forma muito ilegal, muito escondida. Então eu estava querendo sair disso", contou o grafiteiro Galo de Souza. O que fez ele passar da pichação para o grafite foi a música, o movimento hip hop. "A cultura hip hop, que transforma aquela pichação em algo que fosse sociável, em algo que eu pudesse me comunicar e me expressar, transforma aquilo numa linguagem, não apenas num protesto, fez com que eu começasse a grafitar", disse Souza. Atualmente, Galo é um grafiteiro conhecido em todo o Brasil. Tem painéis espalhados pelo mundo. "O grafite passou de uma linguagem apenas social para a arte também. Eu vim de uma realidade, eu não estou separado dela, mas minha arte hoje em dia tanto está na favela como está no apartamento de um milionário ou como pode estar numa galeria ou como pode estar numa mochila, num shape de skate", comentou. saiba mais Aula de geografia aborda extrativismo animal, mineral e vegetal Professor usa medalha de ouro para ensinar a calcular volume e massa Professor de história explica a presença da Igreja Católica no Brasil Aula de espanhol desta quinta ensina as diferenças entre os conectores Aula de química explica as diferenças entre as TVs de LCD, Plasma e LED Na hora de escrever uma frase na parede, os grafiteiros também precisam estar atentos às vírgulas. Um sinal de pontuação simples, que pode trazer grandes problemas. "A ordem direta praticamente não pede vírgulas num texto. Se você escreve primeiro o sujeito, logo em seguida o verbo, o seu complemento, e logo depois o advérbio, numa construção como essa não há a menor necessidade de vírgula", explicou Fernanda Bérgamo, professora de redação. "Ana terá aula à noite. Nessa construção nós temos a ordem direta, primeiro o sujeito Ana, depois o verbo terá, o complemento desse verbo aula e finalmente a circunstância de tempo 'à noite'. Nessa sequência não há necessidade de vírgula. Porém, se eu escrevo 'à noite, Ana terá aula' eu forçosamente teria que colocar uma vírgula após a expressão adverbial 'à noite'. E se eu resolver escrever 'Ana terá, à noite, aula' a expressão adverbial 'à noite' terá que ficar entre vírgulas", exemplificou a professora. Muitos relacionam a vírgula com a pausa, mas isso é errado. "Vírgula não tem nada a ver com respiração. Vírgula é uma questão sintática. Se vírgula tivesse a ver com respiração, numa frase como 'eu vou e volto' nós colocaríamos uma vírgula porque há uma pausa, mas colocar uma vírgula numa oração como essa seria um erro. Já quando eu digo 'logo, logo, eu irei' eu não precisaria de vírgula, mas nesse caso há a necessidade de duas vírgulas por conta da expressão adverbial de início", informou Bérgamo. Uma vírgula mal interpretada pode comprometer completamente uma redação. Imagine que essa frase aqui é o tema: respeite os meus cabelos, brancos. Você escreveria sobre o quê? "Se o candidato não perceber a presença da vírgula, é possível que ele escreva sobre o idoso e isso é fuga total ao tema. A nota dessa redação será zero. A presença da vírgula faz de 'brancos' o vocativo, ele precisa escrever sobre racismo. Então, perceber e dominar o uso da vírgula é fundamental até para a compreensão de temas em geral", explicou a profesora. A vírgula deve ser usada quando os sujeitos são diferentes. "'Ele contrariou a esposa, e o filho lhe deu razão'. O sujeito da primeira oração então é 'ele', o sujeito da segunda oração é 'o filho', nesse caso a vírgula antes do ‘e’ é obrigatória", disse Bérgamo. Nesta outra frase podemos ver que a vírgula pode ser usada antes do ‘e’. "'De tudo ao meu amor serei atento antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto'. Portanto quando o 'e' se repete serão necessárias as vírgulas para acompanhá-lo. Quando esse 'e' é apresentado mais de uma vez, a gente chama isso de polissíndeto", ressaltou. E ainda tem a vírgula que pode ser substituída pelo porém. "'Maria usou ovos e farinha de qualidade, e o bolo desandou'. Na verdade, esse 'e' entra como a conjunção adversativa porque apresenta uma ideia oposta a seguir. 'Maria usou ovos e farinha de qualidade, mas o bolo desandou'. Então se você em lugar do 'mais' ou do 'porém' utilizar o 'e' a vírgula será necessária antes dele", comentou a professora. Para encerrar, uma curiosidade: a vírgula antes do etc. "A ‘etc’ é uma expressão latina que significa 'e outras coisas mais'. Se significa 'e outras coisas mais' a vírgula não seria necessária, mas de forma geral o uso é facultativo, a escolha é nossa", concluiu Fernanda Bérgamo. Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS. G1 PERNAMBUCO - GLOBO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário